26/07/2013

Pentaminós – como funcionam?

No seguimento do artigo já publicado sobre os pentaminós, procuro agora explicar como é que este puzzle funciona, ao mesmo tempo que espero mostrar algumas das suas potencialidades.


Tal como já foi dito aqui, os pentaminós são um conjunto de 12 figuras diferentes formadas por cinco quadrados (ou cubos) unidos pelo menos por um dos lados, sem formação de buracos. O termo "poliminó" terá sido proposto por Solomon W. Golomb, matemático chefe do Laboratório de Jato Propulsão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, no ano de 1954.


Por construção geométrica, existe apenas um poliminó de um quadrado (chamado monominó), um poliminó de dois quadrados (dominó), dois poliminós de três quadrados (triminó) e cinco poliminós de quatro quadrados (tetraminó).


Com os pentaminós, o número de peças diferentes passa para doze e, para facilitar a sua utilização, são nomeadas de acordo com a letra com a qual possuem maior semelhança.

Ladrilhamento

Esta atividade consiste em formar retângulos de diversos tamanhos, com todas as doze peças do pentaminó de forma que o ladrilhamento fique completo. Podem formar-se retângulos de 6x10; 5x12; 4x15 e 3x20.


Este é o exemplo de ladrilhamento de um retângulo de 6x10. Existem 2339 possibilidades diferentes de formar um retângulo com esta medida, portanto não será muito difícil encontrar uma.


Para formar um retângulo com 5x12 existem cerca de 1010 possibilidades diferentes, bastante menos mas, mesmo assim, em número suficiente para não perder muito tempo a encontrá-la.


Existem apenas 368 possibilidades diferentes para a construção de um retângulo com 4x15 na fotografia em cima vê-se uma delas. Para um retângulo com o formato 3x20 são apenas 2 as possibilidades uma delas encontra-se na fotografia em baixo.


Animais

É possível também mover as peças de modo a que elas formem animais. Entre as várias as possibilidades, seguidamente são mostradas quatro.

 
Crocodilo

 
Canguru                                                                                           Elefante

Avestruz

0 comentários:

Enviar um comentário